O Visível e o Invisível na Arte Atual

 
 
 

  • Sobre

  • Publicação

  • Imagens

  • Video

No sentido de dar início a sua proposta de atuação, o CEIA propôs um evento composto de uma exposição de arte digital, de uma mostra internacional de vídeo e de um ciclo internacional de palestras intitulado O VISÍVEL E O INVISÍVEL NA ARTE ATUAL.

As três atividades tiveram como principal objetivo discutir a produção artística contemporânea, considerando a importância dos conceitos de visibilidade e de invisibilidade neste contexto.

Considerado pelo Jornal O Estado de Minas como “um dos mais significativos acontecimentos culturais do ano”, esse ciclo contou com 14 palestrantes vindos de diversos países como Brasil, África do Sul, Finlândia, Inglaterra, Camarões, Argentina, Holanda e Polônia.

Periodo de realização: 11 a 21 de setembro de 2001

Local de Realização: Belo Horizonte (Escola de Belas Artes da UFMG)

Atividades:

Exposição BEHIND THE SCREEN

 Trata-se de uma exposição coletiva e itinerante que apresentou obras digitais (em versões impressas) de artistas brasileiros, finlandeses e ingleses. A primeira exposição aconteceu no em Belo Horizonte e seguiu para a Finlândia e a Inglaterra.

Mostra Internacional de Vídeo

A VISÃO DE UM VIDEOMAKER SULAFRICANO

Esta mostra, organizada pelo videomaker sulafricano Jose Ferreira, fundador da South Africa Foundation, trouxe produção inédita, fruto de sua pesquisa pessoal, incluindo obras de Angela Ferreira Mangalan / Gonçalo Mabuda, Willem Boshof, José Ferreira, Francies Goodman, Greg Streak, Robin Rhode, Andries Botha, Michel Petchkovsky, Stephan Hobbs, Tracy Rose e Willam Kentridge.

Ciclo de Palestras

As palestras proferidas estão registradas no livro O Visível e o Invisível na Arte Atual, publicado pelo CEIA em 2003.